DestaqueGeralNotíciasPolícia

Uma tragédia anunciada: Morador de rua é assassinado em praça pública

Crime ocorreu na praça central e autor ainda é desconhecido.

Andradina – Rodolpho Shinkado

Um morador em situação de rua, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (5) na praça Antonio Joaquim de Moura Andrade centro de Andradina, o corpo estava próximo a entrada do banheiro público juntamente com roupas e vários objetos espalhados pelo local.

Djael José da Silva estava repleto de sangue e com uma perfuração possivelmente pro faca em sua cabeça, segundo a policia Djael sofreu o ataque enquanto dormia e não houve tempo de reação da vitima. O autor ainda é desconhecido, a policia trabalhar para solucionar o caso.

Ocorrências policiais envolvendo moradores de rua são frequentes, seja pelo consumo de bebidas, por brigas por espaço e até pelo uso de drogas. Moradores de locais próximos estão sempre de alerta, pois costumam perturbar pedestres que passam pelos locais causando total sensação de insegurança, a higiene dos espaços públicos que ocupam também fica prejudicada, e praças e jardins que deveriam ser de uso de toda a população são transformados em moradias improvisadas.

Este é mais um numero na criminalidade que assola Andradina, pessoas em situação de rua são encontradas em vários pontos da cidade como: Praça Moura Andrade, Centro Cultural e Praça Tokio são os principais.

Apesar do Governo Municipal contar com várias Secretarias que deveriam atuar para que fatos como este não ocorram, estas somente estão montadas e estruturadas no papel. Abaixo podemos observar como estão descritas 6 secretarias que poderiam ter ações de prevenção e combate a criminalidade e a situação de rua, mas infelizmente não temos visto nos últimos tempos nenhuma medida efetiva destas pastas, que parecem serem somente utilizadas a título de cabide de empregos a apadrinhados políticos da administração municipal. Lembrando que na atual gestão existem 22 Secretarias e mais de 200 cargos de assessoria.


Secretaria de Cooperação para Assuntos de Segurança Pública: A Secretaria Municipal de Cooperação para Assuntos de Segurança Pública é o órgão que deverá viabilizar a ajuda e cooperação, ao nível de Município, das ações dos órgãos oficiais encarregados das funções de segurança pública, com vistas à implantação coordenada de medidas preventiva de largo espectro, e de medidas repressivas que visem à promoção de segurança pública, tendo como atribuições básicas fomentar a ação conjunta de todos os setores ligados aos assuntos de segurança pública.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico Emprego e Renda: Compete planejar e implementar ações visando promover o desenvolvimento econômico do Município, em consonância com as demais políticas municipais de geração de emprego e renda. Promove estudos e estreita laços com as entidades públicas e privadas, bem como com as demais Secretarias Municipais, visando condições que propiciem a continuidade de sua trajetória de desenvolvimento econômico. 

Secretaria de Habitação: É o orgão responsável pelo Planejamento e execução de soluções habitacionais em coordenaçãocom variados órgãos públicos, com o objetivo de tornar acessível o acesso à casa própria das classes de menor renda.

Secretaria de Políticas Sobre Drogas: É o órgão responsável por articular ações de prevenção ao uso indevido de drogas e reinserção social de dependentes, bem como estabelecer parcerias com os órgãos públicos responsáveis pela repressão ao tráfico de drogas, para a implantação e garantia de programas integrados e continuados para projetos direcionados á prevenção, especialmente em escolas, entidades comunitárias e assistenciais, dentro da esfera municipal. 

Secretaria de Promoção a Cidadania e Direitos Humanos: A Secretaria Municipal de Promoção à Cidadania e Direitos Humanos tem como meta a construção de uma cultura cidadã de direitos humanos e de paz e a defesa da igualdade racial, de gênero.

Secretaria de Promoção e Assistência Social: É o órgão ao qual incumbe diagnóstico, o planejamento, a direção, a organização, as operações, o controle e a avaliação dos impactos das Políticas Públicas de Assistência Social, implantadas no município em conformidade com a legislação em vigor, visando garantir os direitos e assegurar a proteção social básica e especial de média e alta complexidade, enfocando o bem estar sócio-familiar, visando o enfrentamento das desigualdades sócio-econômico-culturais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo