DestaqueGeralNotíciasPolítica

Com baixo isolamento social, Região de Andradina deverá ficar fora da flexibilização da quarentena que será anunciada no dia 10

Governador João Dória afirmou que com menos de 50% de taxa não será possível reabrir atividades. No sábado (2), Presidente Prudente teve a menor taxa estadual, com 44%.

Rodolpho Shinkado/Correio do Noroeste

A região onde está localizada a cidade de Andradina tem o pior índice de isolamento social conforme dados obtidos no sistema do estado que monitora as cidades, Araçatuba foi destaque também por ter atingido o pior nível do estado na última quinta feira (30) com apenas 39% de isolamento.

Andradina não existe nenhuma ação por parte do poder público para aumentar a taxa de isolamento social, hoje (6) o tradicional local de caminhada em volta do estádio estava lotado de pessoas e em sua maioria sem o uso de máscaras, e o local público que abriga a pista de skates estava cheio de adolescentes se divertindo tranquilamente e até um jogo de vôlei de areia ocorreu sem nenhuma interferência na quadra pública localizada ao lado do ginásio municipal de esportes. Em cidades onde a prefeitura está atuando para aumentar a taxa de isolamento, locais como os descritos estão todos interditados, inclusive com fitas zebradas e placas e são constantemente monitorados por fiscais da prefeitura e policia militar.

Caso a cidade de Andradina não esteja na faixa superior aos 50% de isolamento social o governo do estado não irá relaxar o decreto de fechamento dos estabelecimentos comerciais, e a economia local tende a ficar fechada por mais tempo.

A cidade de Presidente Prudente foi  um dos destaques na coletiva do governador do Estado de São Paulo, João Dória, a respeito do percentual de isolamento social, nesta segunda-feira (4). O município ficou entre os piores no final de semana, com 44% no sábado (2), segundo o Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi-SP) do Governo de São Paulo. Caso a taxa de isolamento não chegue a 50%, pelo menos, não será possível ter a flexibilização da quarentena.

O dia citado pelo governador foi no sábado (2), quando foram registrados 44% em Presidente Prudente, Araçatuba e Catanduva. Esse percentual foi o menor na maior cidade do Oeste Paulista entre os sábados, desde quando a quarentena foi decretada no dia 23 de março.

De acordo com o Simi, no primeiro sábado da quarentena, dia 28 de março, foram 48%. Os demais sábados de abril foram: dia 4 (49%), 11 (47%), 18 (47%), 25 (46%). O município só atingiu índice a partir de 50% aos domingos e feriados. Mesmo assim, a melhor marca foi de 54%, dias 10 e 19 de abril. Neste domingo (3), a taxa foi de 53%

‘Automaticamente excluídas’

Na coletiva, Dória falou que esses percentuais baixos servem de alerta para a população e para os prefeitos para que todos se “mobilizem para que seus índices sejam acima de 50%”Ele enfatizou que é preciso melhorar as taxas de isolamento para não ter mais vítimas, entre pessoas infectadas e mortos pela doença, e que é possível melhorar os percentuais.

“É possível melhorar? Claro que é possível. Com a consciência de cada cidadão, principalmente capitaneados por mulheres, para que as mães, as avós, as figuras femininas que têm ajudado nesta pandemia, resguardando o isolamento, estimulem e convençam outras pessoas a fazerem o mesmo. Vai passar. Mais uma vez eu quero dizer que vai passar, mas todos nós precisamos ajudar”, salientou Dória.

De acordo com o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, a adesão ideal para controlar a disseminação da Covid-19 é de 70%.

Conforme o Estado, a central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

No momento, há  acesso a dados referentes de 104 cidades com mais de 70 mil habitantes.

Fonte
Colaboração G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo