
Assessoria de Comunicação Prefeitura
ANDRADINA – A segurança pública em Andradina acaba de dar mais um passo importante rumo à modernização tecnológica. O município aderiu à instalação novas câmeras de vigilância externa integradas ao Programa Muralha Paulista, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo voltada à prevenção e combate ao crime por meio de sistemas inteligentes de monitoramento.
O avanço em Andradina acontece em meio à nova etapa do Programa Muralha Paulista, que agora entra na fase de validação de soluções tecnológicas com foco em inteligência artificial (IA). Empresas especializadas estão apresentando, por meio de provas de conceito (PoCs), sistemas que podem ser integrados ao projeto estadual, com capacidade de detectar comportamentos suspeitos, emitir alertas em tempo real e fornecer dados estratégicos para a formulação de políticas públicas.
“Essa integração tecnológica coloca Andradina no mesmo patamar das grandes cidades quando se fala em segurança inteligente”, destacou o subsecretário municipal de Segurança Pública Rogério Vilhalva Fagundes. “A expectativa é que, com o reconhecimento facial, possamos atuar de forma ainda mais eficaz na localização de pessoas procuradas e no combate ao crime organizado”.
As câmeras já em operação são capazes de ler automaticamente placas de veículos, possibilitando a identificação de automóveis roubados, furtados ou com irregularidades. Com a futura liberação da tecnologia de reconhecimento facial, o sistema também poderá identificar foragidos da Justiça, pessoas desaparecidas ou em situação de risco.
Segundo Fagundes a integração com o Muralha Paulista já apresenta resultados positivos em cidades que participam da iniciativa. “Temos visto reduções nos índices de criminalidade, aumento de prisões em flagrante e recuperação de veículos. A adesão ao programa estadual, somada aos investimentos locais, reforça o compromisso da administração municipal com a segurança pública”, afirmou.