
Da Redação
ANDRADINA – A inserção da arte marcial dentro dos percursos formativos do Programa Escola de Tempo Integral na EMEBI Humberto Passarelli vem apresentando inúmeros benefícios aos alunos. Conforme destaca o Sensei Gilberto Junior, responsável pelas aulas de jiu-jitsu, “as atividades vão muito mais além do esporte. Nelas os alunos aprendem disciplina, respeito e resiliência. É nítida a mudança nos alunos, principalmente em ralação ao comportamento e autoestima. Além disso, aprendem a lidar com frustrações e a trabalhar em equipe.”
O diretor da Escola, professor Shinkado, enfatiza da importância da relação entre as artes marciais e a educação. “A partir do momento que as crianças começaram a praticar o jiu-jitsu na escola, percebemos a significativa melhora no comportamento e na concentração refletidos em sala de aula. A disciplina que eles aprendem no tatame traz resultados positivos nos estudos. Aliado a isso, o esporte trabalha valores essências para as relações sociais, como respeito e humildade” afirma o diretor.
Além dos frutos pedagógicos, os alunos estão se destacando nas competições conquistando vários títulos. Em parceria com a academia Budokai do Sensei Rogério Casonato, os alunos dão continuidade na arte marcial aprofundo as técnicas e colocando a Jiu-jitsu da escola em destaque.