Blogs e ColunasDestaque

ARTIGO: “Andradina 40 graus cidade maravilha purgatório da beleza e do caos!”

Andradina hoje se tornou uma cidade grande… somos a nova Rio de Janeiro

E nós não f(a)izemos nada…

Há 10 anos talvez o assassino do frentista tivesse 6 anos de idade e ele sua família ouvissem relatos de que a cidade iria dar um salto quântico e passaria a liderar a nossa região…
Há 10 anos ele seria conhecido pela sua meiguice e sorriso cativante e sonharia em ser médico, policial, advogado e um bom pai de família…e, nos encontros com seus amigos o cigarro roubado do pai, ainda fosse uma marca ruim do Paraguai, e as armas de plástico fossem para sentirem como o Capitão Nascimento do Tropa de Elite…

Há 10 anos seu maior sonho seria a conquista da menina amada!

Há 10 anos a criança meiga que hoje é um assassino poderia estar ocupado com atividades que ajudasse a moldar a sua vida, caráter, moral, senso de vida em sociedade… Medidas simples como: tocar numa fanfarra, disputar um campeonato inter escolas de futebol de salão, vôlei, handebol, teatro, olimpíada de matemática, português, colecionar e trocar figurinhas …

Há 10 anos seus pais, sonhadores ontem sofredores hoje, poderiam ter fortalecido a sua conduta porque eles também poderiam ter tido uma visão sobre um novo futuro, seus e da cidade onde escolheram para viver e morrer. Saberiam que sua cidade estava exercitando novas vocações e profissões baseadas no turismo, cultura, esporte, gastronomia, cinema, TV, internet, mobile…

Há 10 anos não havia culpados e muito menos culpa pelos crimes que ainda não aconteceram. Mais por falta de ações estava sendo tramado vários assassinatos naquele momento. Não por ações mais sim por omissões.

Hoje ele é um assassino e o frentista foi assassinado.

Hoje Andradina que preferiu acreditar num solo mais preparado para carros (seu novo símbolo de inserção e participação em sociedade) finge que o Pereira Jordão e os outros bairros onde crianças trocam tiros é que são o problema!
Dai a preferência por outros bairros.

Hoje a prefeitura anuncia sua novidade (frente a onda de crimes que se instalou na cidade) o sangue dos tiroteios poderão escorrer por canaletões. E olha que serão 100. O sangue pode correr a vontade!

Hoje a culpa é da polícia porque não sabe antecipar os fatos e assim proibi-lo.

Hoje existem outras crianças, que assim como o hoje assassino e outrora “fofa criança”, tem 6 anos de idade.

Daqui a 10 anos nossas crianças de 6 anos terão 16 e irão nos cobrar sobre o que fizemos a e por elas.

Daqui a 10 anos elas poderão estar: Votando pela primeira vez, prestando vestibular pela primeira vez, engravidando pela primeira vez, matando pela primeira vez…

Daqui a 10 anos será o meu ou seu filho quem terá 16 anos ou o meu ou o seu filho que trabalhará como frentista em posto de gasolina de Andradina.

Daqui a 10 anos poderemos por fogo no Centro Cultural para animar uma Festa Junina ou uma Festa da Mandioca? Talvez!

Daqui a 10 anos os comícios poderão ser feitos nos bairros através de projeções virtuais ou deixaremos o crime eleger os seus candidatos? Talvez!

Daqui a 10 anos … Andradina já terá chego as margens do Rio Paraná dai só nos resta a construção do Cristo Redentor uma vez que a Rocinha, o Morro do Alemão e Dona Marta começamos a criar a mais de 10 anos atrás.

Nossas mãos estão cheias de sangue, nossa moral de teias de aranha e nossas atitudes ainda não nasceram.
“Andradina 40 graus cidade maravilha purgatória da beleza e do caos!”

Marcos Aurélio – Jornalista

Fonte
Marcos Aurelio - Jornalista

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo